quarta-feira, 8 de julho de 2009

Informação. Mudanças cilmáticas


Mudanças climáticas provocam atrasos de 50 anos

Um estudo hoje divulgado pela Oxfam Internacional, revela que os ganhos obtidos pelos países mais pobres nos últimos 50 anos podem ser perdidos totalmente e de forma irreparável devido às alterações climáticas.
O relatório baseia-se nas respostas de 42 cientistas que colaboram com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado às Nações Unidas. Segundo os especialistas, o maior impacto será o aumento da fome. Com as alterações sofridas na zona tropical, plantações de culturas-chave na alimentação humana, especialmente milho e arroz, estarão em risco.
Dois terços de um universo de mil milhões de pessoas que se encontram na pobreza no mundo vivem nas zonas rurais dos países em desenvolvimento. Ao lado da segurança alimentar, o acesso à água é outra questão urgente, afirma a Oxfam. Cidades populosas já sofrem de falta abastecimento: a neve que fornecia o recurso durante o degelo já desapareceu ou está prestes a desaparecer.
A falta de água também tem o potencial de gerar conflitos, especialmente nas regiões do Ganges, Nilo e Tigre-Eufrates, além de estimular migrações de populações empobrecidas, conclui o estudo.